Gastronomia

Basilicata reabre em novo endereço

Centenária padaria ganha restaurante e novo empório na Bela Vista

5 Jun 2017 11:11
Foto: Maíra Acayaba/Divulgação

A tradicional padaria paulistana Basilicata, que tem mais de 100 anos de história na região da Bela Vista, reabre em novo endereço no bairro. O empório ganhou um novo restaurante no espaço, com projeto arquitetônico do SuperLimão.

Tabuleiros de pães como expositor de produtos estão fixados em estruturas metálicas que remetem aos suportes originais de ferro elaborados pelos ferreiros da família; ao lado dos caixas um painel de cortiça abriga um mapa da Itália desenhado com fios de lã e resgata um o momento do início dessa história: conta-se que, enquanto o navio que se afastava do porto, o imigrante levava uma ponta de um novelo de lâ e os familiares em terra seguravam a outra extremidade na esperança de um dia poder unir essas duas pontas.

Ainda na entrada, à esquerda, uma mesa de corte de provolone marca a passagem para o outro salão e acomoda diversas opções de azeites e queijos. Nesta área, está a parte de produtos refrigerados do empório que, além das geladeiras em inox, estão acomodados em um móvel biscoiteiro da família e em mesas desenhadas especialmente para o projeto. Foram descobertos, durante a obra, afrescos do início do século XX nessas paredes, que foram preservados.

Um amplo balcão e mesas-bistrô estarão à disposição para lanches rápidos no andar inferior. Bem na esquina desses balcões, e bem em frente à entrada da Basilicata, o balcão acomoda os pães propositalmente, por ser o carro chefe da casa. Caminhando por esse andar, uma mercearia com produtos estão à disposição dos clientes que querem levar para casa itens de mercado. Ao sair para a área externa, três coqueiros foram mantidos e mesas foram dispostas para receber os clientes.

No andar superior está a novidade, o restaurante. É lá que o chef Rafael Lorenti prova que a cucina italiana está no DNA e prepara um menu tipicamente do sul da Itália, com cerca de 30 opções de pratos. Para chegar ao segundo andar, a escada existente foi reformada e adequada a novas normas. Um elevador também foi instalado para garantir a acessibilidade de todos os clientes.

Basilicata
R. Treze de Maio, 614 – Bela Vista – S. Paulo – SP