Gastronomia

A aconchegante Adeguinha

Terceira casa do grupo Adega Santiago, ela tem apenas 45 lugares e mantém o clima intimista, descontraído e de generosidade que se encontra nos restaurantes de Portugal e da Espanha

10 Ago 2017 10:24

Terceira casa do grupo que comanda a Adega Santiago, ela tem apenas 45 lugares e mantém o clima intimista, descontraído e de generosidade que se encontra nos restaurantes de Portugal e da Espanha. É o lugar ideal para você passar os fins de semana sem pressa, dividindo as mesas com seus amigos, ou mesmo a calçada, por onde sempre passam conhecidos e pessoas dispostas a mais uma jarra de sangria.

TAPAS
Comece com as gambas ao ajilho, camarões servidos em panelinhas fumegantes com muito azeite e um pouco de alho, sempre firmes e suculentos. E continue com polvo marinado, bolinhos de bacalhau, costelinha de porco, croquetes de pato, vieiras na concha, escabeche de sardinhas… A carta é generosa e o ideal ali é compartilhar.

VINHOS
A carta traz essencialmente rótulos ibéricos, com Jerez, Porto e Madeira. Da Espanha, destaque para o branco Arindo Verdejo 2015 e o tinto Legado Muñoz Garnacha 2015. Mas tem ainda ótimos exemplares da Ribera del Duero e Rioja. De Portugal, Douro e Alentejo dominam a carta, porém há tintos da Bairrada e do Dão. Aposte no alentejano José de Souza 2014.

DÉCOR
O projeto é assinado por Gil Mello e tem aquele clima acolhedor, de casa interiorana, onde sempre cabe mais um. A fachada é de tijolos aparentes e o interior traz muita madeira, tudo traçado pelo craque Carlos Motta, autor da poltrona Astúrias, um dos clássicos do mobiliário nacional.

Veja mais