Design

Decoração com variedade por Dedéia Meirelles

Artista plástica mistura estilos e cria galeria com peças em apartamento em São Paulo

por Lufe Gomes 1 Ago 2016 11:29

O que é a decoração senão a arte de saber misturar épocas, estilos e referências tão distintas resultando em um lugar tão delicioso de se estar?

Adoro quando visito casas que me surpreendem, e o apartamento da decoradora Dedéia Meirelles foi assim. Enxerguei ali uma artista. Não só por criar ela mesma várias peças de design, ou por já ter sido dona de galeria de arte, mas por saber valorizar a alma dos moradores como ponto de partida na composição de qualquer ambiente. Ali peças de família e histórias de vida se misturam ao melhor do design moderno.

O apartamento da Dedéia é resultado de várias paixões. Por garimpar, por celebrar histórias, pelo talento em criar e misturar várias referências de design. Preste atenção nos detalhes. É ali que estão os segredos deste apartamento. O palhaço no canto da sala! Queria muito um destes!! A lanterna no chão foi um presente de um antigo funcionário, prova de que ela contagia aqueles que a cercam. O sofá em retalhos é da Ana Strumpf, e dá um colorido vermelho e desconstruído na sala. A estante me impressionou por quebrar padrões. Ali não há enfeites com o intuito de somente decorar.

A estante é o retrato mais puro do seu marido, um leitor apaixonado. Os livros tomam conta da totalidade dos espaços, chegando até o chão. Reparem no espaço reservado para TV. Amei ver que a televisão é bem pequena e quase engolida por livros. Isso conta muito sobre a a mente de quem vive ali. Ao lado, um banquinho verde moderno contrasta com a beleza tradicional do piano.O gaveteiro é uma relíquia e compõe perfeitamente com a modernidade das luminárias e dos quadros na parede. São estas misturas que me encantam. Destaque para o banquinho de cordas já desgastadas.

Na entrada da casa já se vê um aparador de uma antiga igreja contrastando com a fotografia moderna e as cadeiras com base de concreto, assim como o altar religioso. Ao lado uma Juke Box autêntica. E o que mais me apaixonei: um armário de madeira dos anos 1950 que seria descartado pelo antiga proprietária do apartamento. Nas mãos de Dedéia, ele ganhou destaque na sala principal. As almofadas em cima do sofá roxo foram feitas por ela, assim como a colcha na cama do quarto do filho. Ela usa retalhos que coleta em suas viagens. Até a foto da Kombi foi feita por ela. Os armários antigos do quarto do filho são de garimpos, paixão de Dedéia. No quarto do casal o que me encantou foi a composição da área da penteadeira, assim como a coleção de miniaturas de cadeiras de design. Meu cantinho preferido foi o ateliê da Dedéia, onde ela cria seus objetos e estoca seus garimpos. Ali tudo está sempre em movimento, assim como a criatividade inesgotável da Dedéia. Observem com calma os objetos na estante. E a cozinha? Quem diria que estamos em São Paulo com esta cara de fazenda? Destaque para a mesa central e o armário de mantimentos.

Lufe Gomes

Fotografa a vida das pessoas através dos ambientes em que vivem. Roda o mundo fotografando desde os Riads do Marrocos até Lofts em Nova York. O mais importante para o fotógrafo é alma e a história de quem vive ali. O verdadeiro luxo, para Lufe, é uma casa que conte histórias verdadeiras e que celebre […]

Veja mais