Design

Carbondale projeta loja D&G em Veneza

Escritório de arquitetura projetará outras boutiques para a marca ao redor do mundo

29 Set 2017 11:13

Eric Carlson, fundador da Carbondale, escritório de arquitetura localizado em Paris, foi convidado para assinar a nova loja Dolce&Gabbana de Veneza. A ideia principal foi criar uma nova e diferente experiência de varejo, que personaliza e evidência os valores culturais e as tradições de qualidade e autenticidade italianas, compartilhadas pela marca e a cidade. Esta é a primeira parceria entre a Carbondale e a grife.

O local, de 800 metros quadrados, foi criteriosamente selecionado para cumprir a estratégia de design como um apogeu da cultura veneziana. Situado em dois níveis ao longo da Via XXII Marzo, a loja combina uma estrutura de construção contemporânea impressionante com o histórico Palazzo Torres, um antigo banco, de 1880, projetado pelo arquiteto e escultor Giuseppe Torres, no estilo renascentista neo-veneziano.

Para uma marca definida por contrastes, o design exterior e interior explora e acentua a divergência entre o “histórico” e o “contemporâneo” com um design territorial inspirado no modelo de palácio italiano com suas salas distintas, cada um com cores e acabamentos característicos diferentes. O design contemporâneo de Eric Carlson homenageia a arte tradicional veneziana que remonta há séculos.

A experiência começa ao ingressar pela fachada de pedra simétrica para descobrir a entrada do edifício do século XIX meticulosamente restaurada, exibindo os acessórios da marca para homens e mulheres. O espaço possui detalhes nas paredes e tetos em madeira escura esculpida e piso de mosaico de pedra criando um ambiente suntuoso. O mobiliário contemporâneo é projetado delicadamente para desaparecer ou refletir e acentuar o ambiente histórico.

A jornada então leva a um “átrio-canal” arquitetônico linear cheio de luz natural. Destaque para a parede de 20 metros de comprimento por 4,5 metros de altura de mosaicos de vidro dourado de 24 quilates, feito a mão em Veneza pelos tradicionais artesãos Orsoni e Friul. Além de refletir a luz natural, a parede suporta 45 prateleiras suspensas em latão que exibem as últimas bolsas e acessórios Dolce&Gabbana. Funcionalmente, o átrio central organiza as salas ao redor para as confecções feminina e masculina e joalharia high-end. Materiais tradicionais de artesãos italianos cuidadosamente selecionados para os trabalhos com mármores, mosaicos de pedra e vidro,  incrustações de madeira, sedas adamascadas e vidros de Murano, definem e diferenciam a sequência de 14 salas ao mesmo tempo em que dão autoridade para cada categoria de produto.

A sala de ready-to-wear feminina é VERMELHA, as paredes são revestidas com mármores vermelhos Rosso Levanto e os pisos de mosaico de pedra, enquanto a área dedicada à coleção masculina é VERDE, com mármore e mosaicos menta. O espaço da joalheria AZUL é revestido com paredes de mosaico de vidro azul escuro, pontuado com mosaico de brilhantes estrelas de vidro dourado, inspiradas no pórtico da Basílica da praça São Marcos, do século X.

As salas AZUIS e VERDE de trajes formais masculinos são embaladas em damascos de seda azul, feitas pelas tradicionais tecelãs venezianas Bevilaqcua, mármores irlandeses verdes e os italianos azuis Boquira. O espaço de vestuário de gala feminino é DOURADO, definido com pisos incrustados de madeira, damasco dourado brilhante e mármore Giallo Siena. A experiência espacial aumenta em três salas excepcionais dos anos 1800, meticulosamente restauradas que receberam mobiliário criado pela Carbondale para acomodar as criações Dolce&Gabbana Sartoria para homens e, Serra para mulheres.

 

Mônaco e Pequim serão os próximos locais do mundo a receberem novas lojas da Dolce & Gabbana feitas pela Carbondale.

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