Design

Artesãos da próxima geração

Conheça a marca Portugal

por Athena Advisers 11 Jan 2018 11:20

Desde que a jornalista lisboeta Catarina Portes lançou A Vida Portuguesa, o mundo acordou para a Marca Portugal. Marca o que, você disse? Ok, ela ainda não atingiu o patamar comercial do “Made in Italy”, mas pode confiar, há um tesouro de talentos escondido em Portugal esperando ser descoberto. Além da variedade de casas de moda internacionais que ocupam a Avenida Liberdade e marcas populares epônimas aglomeradas no Chiado e na Baixa, uma das melhores coisas de viver em Lisboa é que ela ainda não foi engolida por grandes redes homogeneizadas e pelo modelo popular genérico – é o lado bom de 20 anos sob a ditadura de Salazar e da turbulência financeira que atingiu Portugal após a crise econômica europeia. Vá até bairros tradicionais, como Graça e São Vicente, e você encontrará os mesmos sapateiros martelando em suas janelas há décadas. E, com o objetivo de preservar o patrimônio artesanal da cidade, o governo declarou as lojas mais antigas patrimônios culturais.

Da Livraria Bertrand (a livraria mais antiga do mundo) até as minúsculas floriculturas, lojas de luvas de couro feitas à mão e paraísos de sementes para jardineiros, perambular pelas elegantes lojas centenárias de Lisboa é uma maneira única de descobrir a cidade. (Encontre a lista completa em http://www.lojascomhistoria.pt/) No entanto, longe de ser antiquada, a tradição artesanal de Lisboa está em plena evolução, graças a nova onda de criativos da Próxima Geração que combinam técnicas tradicionais com empreendedorismo do século XXI e preços honestos. A recém lançada iniciativa Passa ao Futuro, com sede na Rua da Madalena, na Baixa, apoia a preservação dos talentos culturais do país e conecta artesãos com designers locais e marcas para garantir que suas habilidades sejam maximizadas e apoiadas. Dedicada a facilitar as relações, esta equipe de bem-informados empreendedores locais socialmente conscientes encontraram uma maneira interessante de preservar a cultura e ao mesmo tempo acompanhar o ritmo acelerado do nosso tempo. Conheça os artesãos emergentes, as marcas artesanais de Lisboa, e os presentes que você vai querer levar para casa.

Catarina Malva
A talentosa designer de joias de vinte e poucos anos, Catarina Malva, inspira-se nos passeios ao longo da praia de sua cidade natal, Cascais. Com anéis, colares e brincos de prata e ouro maciços feitos à mão, as criações enigmáticas são inspiradas em formas naturais, desde tentáculos de polvo até pedaços de coral, folhas de carvalho e romanescos. Com preços que variam entre €40 e €200 euros, estas são peças que nunca saem de moda a preços convidativos. Encontre suas peças no mercado da praça de Príncipe Real que acontece aos sábados ou na loja conceito Atelier 1200, no Bairro Alto.

D’Olival
Essa linda loja feita em madeira situada em uma descolada ruazinha comercial de Santos se destaca pela pureza de seus produtos. Especializada em azeites de produtores de pequeno porte de todo o país, este é um ótimo local para parar e conversar com proprietário, Lino, que irá dar-lhe provas de seus azeites favoritos e contar histórias sobre os produtores e suas famílias. Ótimos presentes para levar para casa. Adoramos o micro produtor Amor é Cego, de Évora, e Magna Olea, que ganhou o Ouro no concurso internacional de azeite de 2015. R. Poiais de São Bento 81, 1200-109.

Aresta Viva
Os portugueses há tempos são mestres na fabricação de azulejos extraordinários e é sempre um prazer andar pelas ruas da cidade e deparar-se com casas decoradas com desenhos espetaculares quando você menos espera. Esta loja, especializada em azulejos, data de 1989 e é o local onde você encontrará designs contemporâneos fabricados com técnicas antigas. Rua Antero de Quental no. 22.

Biocol Labs
Está sentindo os efeitos de muitos pasteis de nata, de dançar a noite toda no Lux ou de viajar pelo mundo? Esta tradicional marca portuguesa vem criando suplementos à base de ervas, testados em laboratórios por médicos de jaleco branco, desde a década de 70. Após um rebranding, eles podem ser encontrados nas farmácias locais de Lisboa, Frame Studios de Londres, Hotéis Nobu e Planet Organic (em breve). Um dos itens favoritos inclue o recém lançado kit de viagem em parceria com o Design Hotels, que resolve todos os problemas.

Futah
Inspiradas nas tradicionais toalhas árabes feitas de algodão português, estas toalhas leves e descomplicadas são as melhores companheiras de viagem. Perfeitas para relaxar na areia ou para cobrir-se quando o sol se põe, são feitas também em tamanho grande para um aconchego em uma multiplicidade carnavalesca de cores. Embora a Futah tenha se internacionalizado, você pode encontrar sua loja autônoma no Campo do Ourique. Rua Coelho da Rocha 75 D / 1350

Artes e Letras Atelier
Um coletivo de artistas e ilustradores produzem artesanalmente uma variedade de cartões-postais, cadernos, cartões, gravuras e desenhos nesta caverna dos tesouros de criatividade. Espere designs peculiares e citações profundas emanando das prateleiras e pastas. Há sempre um artista por perto para se conversar e você pode até encomendar designs customizados para levar para casa. Poiais de São Bento 90, 1200-349 Lisboa

Muxima
A antítese das linhas de roupa de banho tradicionais, a Muxima é uma marca caseira concebida por dois artistas para criar designs vintage feitos de algodão orgânico e impressas com tinta índigo ética. Pode chamá-la de linha de trajes de banho consciente.

Leia essa e outras reportagens da Athena Advisers clicando aqui.

Athena Advisers

Investimento, propriedades e lifestyle. A Athena Advisers é uma consultoria boutique especializada em propriedades high-end em Lisboa, Barcelona, Côte d’Azur, Alpes, Paris e Londres. A agência foi uma das primeiras a fincar bandeira na capital portuguesa prevendo o boom imobiliário que faz da cidade o novo eldorado do real estate internacional.