Design

Arapiraca é novo projeto do Triptyque

Vila Madalena ganha edifício criado pelo escritório de arquitetura

22 Mai 2017 13:06

O escritório de arquitetura paulistano Triptyque revelou detalhes de seu novo projeto, o edifício residencial Arapiraca, que fica instalado em um terreno de oito mil metros quadrados de área construída no bairro da Vila Madalena.

O Arapiraca consiste de oito blocos distribuídos de modo aleatório, cada um deles com acesso independente, mas com angulação que garante as melhores vistas e o máximo aproveitamento da ventilação e iluminação naturais. Um nono bloco abriga os elevadores, shafts e escadas, e concentra a saída de passarelas metálicas por onde se dá a circulação de pessoas e ocorre a sociabilização entre os moradores.

Com terraços de áreas generosas e amplo pé-direito, as residências têm plantas que variam de studios a triplex, e podem ter diversas configurações de planta. A área comum dos pavimentos superiores, por sua vez, e em especial as passarelas metálicas são banhadas pela luz do sol e pelo vento.

A memória coletiva da Vila Madalena também se faz presente na escolha dos revestimentos, onde predomina o concreto projetado – material rugoso e rústico, quase primitivo – na cor grafite, em uma clara reverência ao chapisco tão utilizado nas antigas construções do bairro. O referencial histórico também se manifesta na cerâmica, como uma menção aos portugueses, primeiros imigrantes a ocupar a região. Azulejos azuis e brancos, como homenagem ao artista Athos Bulcão, estão distribuídos por todas as fachadas internas. Lisos e refletivos, eles dão vida às fachadas enquanto iluminam o centro do terreno. Camadas de gabião aparente complementam o conjunto e lhe conferem um aspecto brutalista.

Veja mais