Arte

Quando Havana encontra Kingston

Mista Savona junta músicos das ilhas caribenhas em novo projeto sonoro

por Ricardo Moreno 9 Mar 2017 10:04

Por Rafael Bittencourt, especial para o The Summer Hunter

Mesmo com apenas 90 quilômetros de mar caribenho separando-as, Cuba e Jamaica nunca estiveram tão próximas. E o responsável pela descoberta é o australiano Jake Savona, também conhecido como Mista Savona.

O produtor musical e tecladista começou a empreitada no finzinho do ano passado fazendo um rolê pelas ilhas da América Central. O objetivo: desvendar as grandes similaridades culturais entre as duas nações, que estão entre as mais influentes do mundo, pelo menos no que diz respeito à música de altíssima qualidade.

Declaradamente apaixonado pelo Buena Vista Social Club e super influenciado pelos graves jamaicanos, Mista convidou importantes nomes das cenas dos dois países para parcerias que inicialmente soariam improváveis, mas que conectados pelos ares tropicais, florescem em uma simbiose musical única e surpreendente. Como é que ninguém havia pensado nisso antes?!

O álbum “Havana meets Kingston” ainda não foi totalmente lançado, mas as faixas – como foi o caso da estreante “Carnival” – serão divulgadas uma a uma nas redes sociais do projeto, que já listou alguns dos nomes que fazem parte da aventura musical. Entre eles as lendas cubanas Barbarito Torres, Amidito Dedeu, Efrain Morales, Jacinto Herrara, o ícone do reggae Leroy Sibbols (Heptones) e o duo jamaicano Sly & Robbie, que trabalhou com Gilberto Gil, Peter Tosh e os Rolling Stones.

Confere mais aqui:
facebook.com/havanameetskingston
mistasavona.bandcamp.com

Ricardo Moreno

Ricardo já publicou seus textos em jornais, sites e revistas como Wallpaper*, Wired Itália, El País, Freunde von Freunden, GQ, Playboy e Folha de S.Paulo. Foi diretor da Galileu e Band Outernet, editor de mídias digitais da MTV e Trip. É fundador do The Summer Hunter, e atualmente também trabalha como correspondente da revista Monocle.