Arte

Pinacoteca recebe artes portuguesas

Obras do Museu Nacional de Soares dos Reis chegam ao Brasil

21 Jun 2017 11:31
Detalhe de "Cecília", obra de Henrique Pousão, de 1822

Importantes obras do acervo de pintura, escultura, desenho e gravura do Museu Nacional de Soares dos Reis, que fica na cidade do Porto, em Portugal, estarão na Pinacoteca de São Paulo, a partir do próximo sábado, 24 de junho. Elas integram a exposição ‘Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo’ que pretende explorar a construção de uma arte nacional em Portugal e no Brasil – tema que mobilizou artistas, instituições e interessados pelas belas artes ao longo do século XIX.

A curadoria conjunta é de Elisa Soares, conservadora de pintura do Museu Nacional de Soares dos Reis, e de Fernanda Pitta, curadora da Pinacoteca. ‘Coleções em Diálogo: Museu Nacional de Soares dos Reis e Pinacoteca de São Paulo’ faz parte de um programa de exposições que busca construir relações entre a coleção da Pinacoteca e a de outras instituições afins, possibilitando novas leituras do próprio acervo. Já foram apresentadas em diálogo com obras da Pinacoteca as coleções do Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora, e do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

A Pinacoteca de São Paulo editou um catálogo com textos das curadoras, biografias dos artistas e fotos das obras. Ele estará à venda na loja do museu a partir do dia 24 de junho. A mostra permanece em cartaz até 02 de outubro de 2017, no segundo andar da Pina Luz – Praça da Luz, 02.

A visitação é aberta de quarta a segunda-feira, das 10h00 às 17h30 – com permanência até às 18h.

Veja mais