Arte

Norman Parkinson tem primeira individual no Brasil

Fotógrafo inglês tem trabalhos expostos na Galeria Mario Cohen

5 Jun 2017 11:25

A Galeria Mario Cohen estreia na próxima quarta-feira, 7, a primeira exposição individual do fotógrafo inglês Norman Parkinson no Brasil.

Norman Parkinson – O verdadeiro glamour britânico reúne 29 obras do grande fotógrafo inglês que influenciou a fotografia de moda a partir dos anos 30. Parkinson iniciou sua carreira na fotografia em 1935 e foi responsável por famosos editoriais de moda das revistas Harper’s Bazaar, Vogue e Queen Magazine.

A curadoria é do Mario Cohen, em parceria com o Norman Parkinson Archive, que selecionou imagens importantes da carreira do artista. A principal delas é a Stripes in the Swim, o famoso salva vidas saindo do mar carregando no colo uma mulher, tirada em Copacabana, em 1961. Essa é a primeira vez que a imagem será comercializada. Ao todo serão 12 cópias no mundo, sendo as quatro primeiras trazidas exclusivamente para a exposição e venda na Galeria Mario Cohen.

Das 29 imagens exibidas, cinco são vintage prints, que são cópias produzidas ao mesmo tempo em que o negativo foi revelado ou no máximo cinco anos após a data de realizado, e nove são modern prints, que são revelações em gelatina de prata feitas anos após a foto ter sido feita, mas selecionadas como importantes pelo artista e assinadas por ele. Essas características valorizam o material exposto e agregam ainda mais exclusividade as obras.

Também estão entre a seleção outros registros da passagem de Parkinson pelo Brasil. Na ocasião, ele fotografou um editorial de moda na capital carioca, que rendeu 17 páginas na edição intitulada “Playing it Cool in Rio”, da revista Queen.

Norman Parkinson – O verdadeiro glamour britânico
Período: De 7 de junho a 5 de agosto
Local: Galeria Mario Cohen
Rua Joaquim Antunes, 177, cj. 12 – Jd. Paulistano – Tel (11) 3062-2084

Veja mais