Arte

Mais palestras no Ready Made in Brasil

FIESP apresenta debate produções contemporâneas ligadas ao gênero fundado por Duchamp

31 Jan 2018 14:16

O legado de Marcel Duchamp, um dos artistas mais provocativos da história, gera novos debates no 3° Ciclo de Palestras Ready Made in Brasil: Entre Trópicos. Gratuito, o evento acontece no dia 7 de fevereiro no Teatro Sesi-SP (Centro Cultural Fiesp).

Abrindo a programação, às 15h30, o filme Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos (2017) será exibido. Com direção de Francisco C. Martins, a produção revisita a obra da escultora e pintora Maria Martins. A artista brasileira foi próxima de Duchamp, com quem teve uma relação amorosa, além de uma parceria artística. Maria foi a inspiração de uma das obras mais famosas do francês: a instalação Étant Donnés.

Em seguida, às 17h, o argentino Raúl Antelo, autor do livro Marcel com Maria: Duchamp nos Trópicos, conversará com o público. Em sua obra, o escritor reconstitui a estada de Marcel Duchamp em Buenos Aires, na primeira metade do século XX, de 1918 a 1919. A vinda do artista é mote para uma discussão mais ampla em torno da modernidade na América Latina. Encerrando o evento, às 18h, ocorrerá o lançamento do catálogo da exposição, na livraria do centro cultural.

Os ingressos serão distribuídos no dia do evento, no balcão da chapelaria.

Sobre a exposição
Em cartaz no Centro Cultural Fiesp, a mostra Ready Made in Brasil foi prorrogada até 11 de fevereiro. Idealizada pela N+1 arte e cultura e com curadoria de Daniel Rangel, a exposição traz um panorama da influência de Marcel Duchamp na produção artística brasileira de diferentes gerações, partindo dos anos 1960, até o presente. Os conceitos de apropriação e deslocamento, bases do readymade, são os eixos condutores da exposição, que reúne 50 artistas em cerca de 150 obras. São nomes como Waltercio Caldas, Regina Silveira, Cildo Meireles, Tunga, Jac Leirner, Marepe e Marcos Chaves, entre outros.

3º Ciclo De Palestras Ready Made In Brasil: Entre Trópicos
Teatro do Sesi-SP – Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon Masp do Metrô)
Data: 7 de fevereiro
15h30 | Exibição do documentário Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos
17h | Palestra com Raúl Antelo
18h | Lançamento do catálogo da exposição
Grátis

Exposição Ready Made in Brasil
Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
Até 11 de fevereiro de 2018