Arte

Fiesp abre exposição de Theodor Preising

Alemão fotografou desenvolvimento paulistano entre décadas de 1920 e 1930

23 Jan 2018 13:35

O retrato do projeto magnânimo de uma cidade prestes a se transformar em uma grande metrópole; a construção de um parque industrial e a verticalização de seu centro histórico, acompanhados por um crescimento populacional inédito: esta foi a São Paulo registrada pelas lentes do fotógrafo alemão Theodor Preising (1883-1962). Seu trabalho, ainda pouco reconhecido, mas crucial para a documentação de toda uma época, agora é celebrado pela exposição São Paulo: Sinfonia da Metrópole, mostra que a Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp recebe de 25 de janeiro a 25 de março de 2018, com entrada gratuita.

Com curadoria de Rubens Fernandes Junior e concepção da Brazimage, a exposição reúne 61 imagens em preto e branco, registradas entre 1925 e 1940, além de revistas e cartões postais da época. A mostra traz ainda trechos do filme São Paulo, sinfonia da metrópole (1929), que inspirou o nome da exposição. Exercício de vanguarda cinematográfica brasileira, o documentário cultua a modernidade então recém-chegada à capital paulista.

A exposição apresenta ao público um panorama documental da cidade durante a primeira metade do século XX. A chegada dos imigrantes ao Porto de Santos e às hospedarias paulistanas, o carnaval de rua da década de 1930, o lazer sediado pelo antigo Sport Club Germânia – hoje Clube Pinheiros –, e a passagem do dirigível Zeppelin pela capital são alguns dos ensaios de Preising que poderão ser conferidos de perto.

As colheitas do café e do algodão no interior do Estado, razão da riqueza que sustentava a elite paulistana, também foram temas de seus registros. Sua versatilidade técnica e qualidade estética possibilitou formar um amplo inventário criativo e documental sobre o Estado, oferecendo ao público uma visão privilegiada sobre a formação da capital no período entre as duas guerras. Perspicaz, o fotógrafo teve sensibilidade aguçada ao entender que o momento era de transformação, não somente do espaço urbano, mas também das relações sociais. A cidade se modernizava com a clara intenção de atrair novos investidores.

Nascido em 1883, em Hildesheim, Alemanha, Theodor Preising foi fotógrafo nas frentes de combate da Primeira Guerra Mundial. Tal experiência, combinada à difícil situação econômica alemã no período pós-guerra, foi fundamental para a sua decisão de emigrar. Em 1920, viajou à Argentina com a ideia de estabelecer residência. Insatisfeito, chegou ao Brasil em 1923 – morou primeiro no Guarujá, e depois em São Paulo, onde montou seu laboratório. Uma das suas primeiras atividades empreendidas por aqui foi a de comercializar máquinas fotográficas, acessórios e cartões postais no Grande Hotel de Guarujá.

No início da década de 1930, colaborou com a revista The National Geographic Magazine e com o jornal O Estado de S. Paulo. Foi um dos primeiros profissionais a introduzir no Brasil as câmeras de pequeno formato, como a Leica e a Contax, o que lhe permitiu realizar ensaios fotográficos com agilidade e precisão não muito comuns para época. Em 1936, juntamente com Benedito Junqueira Duarte, fotografou para a Revista S. Paulo, publicação do governo paulista que se tornou a grande experiência modernista de revista ilustrada no país. Trabalhou ainda no Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) durante o governo de Getúlio Vargas e na Universidade de São Paulo.

Preising deixou um acervo com mais de 16 mil negativos, que hoje pertencem ao seu bisneto Douglas Aptekmann. Atualmente, a obra de Preising é representada pela Galeria Utópica.

São Paulo: Sinfonia da Metrópole
Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp
Av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon Masp do Metrô
Período: de 25 de janeiro a 25 de março de 2018
Horários: de terça a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 10h às 20h
Classificação indicativa: livre