Arte

Festival Videobrasil encerra domingo

É a última semana para conferir obras audiovisuais de 50 artistas de diferentes partes do mundo

8 Jan 2018 14:18

O 20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil encerra sua programação neste domingo, 14. Em seu último fim de semana, o festival apresenta uma série de atividades. No sábado, 13, às 15h, a curadora Beatriz Lemos e o pesquisador indígena Casé Angatu, da Universidade Estadual de Santa Cruz, conversam com o público no auditório da área de convivência do Sesc Pompeia. Já no domingo, a banda haitiana Satellite Music Band INTL., que integra o projeto Museu do Estrangeiro do artista Ícaro Lira, se apresenta às 18h no deck da unidade.

Em sua vigésima edição, o evento espelha as inúmeras crises que têm desafiado a sociedade contemporânea. Os mais de 50 artistas, vindos de 25 diferentes nações do Sul geopolítico, falam sobre refugiados, ditadura, exílio, mas também de formas de expressão como a dança, a música e a escrita. Solange Farkas assina a curadoria-geral desta edição, ao lado de quatro curadores convidados: os brasileiros Ana Pato, Beatriz Lemos e Diego Matos, e o português João Laia. Juntos, os curadores analisaram aproximadamente 3.200 trabalhos, inscritos por 2 mil artistas, de 109 países.

A mostra do Festival traz vídeos, pinturas, instalações, esculturas, fotografias, gravuras e até mesmo plantas artificiais que formam um pequeno jardim de aclimatação. São trabalhos diversos que revelam uma multiplicidade de visões de mundo, criadas a partir de uma sociedade que parece pressentir seu próprio fim e, para evitá-lo, recorre a suas origens. As obras foram organizadas de acordo com seis eixos: Cosmovisões (Origens; Ritos e Cosmogonias; Ciências e Cosmologias); Ecologias (Natureza, Terra e Fungos; Catástrofes, Crises e Novas Consciências); Reinvenção da Cultura (Técnicas, Apropriações e Representações); Políticas de Resistência (Urbanidade, Corpos e Afetos); Histórias Invisíveis (Memória e Micro-história); e, por fim, Outros Modernismos (Outros Espaços e Outras Paisagens).

20º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – Panoramas do Sul
SESC Pompéia
Em cartaz até 14 de janeiro de 2018
Terça a sábado, das 10h às 21h30 . Domingos, das 10h às 19h30
Confira a programação completa aqui.