Arte

“Em Busca de Watership Down” chega às livrarias

Editora Planeta lança clássico da fantasia de Richard Adams

17 Ago 2017 11:26

Prestes a tornar-se uma série animada pela Netflix, o livro Em Busca de Watership Down está sendo lançado no Brasil pela Editora Planeta. O clássico juvenil, de 1972, ocupa o segundo lugar entre as obras de fantasia mais vendidos do século XX, atrás apenas da saga Harry Potter, e já foi um filme no final da mesma década.

O romance de Richard Adams conta a história de um grupo de coelhos à procura de uma nova casa após o seu abrigo original ter sido destruído por agentes imobiliários. Eles se tornam, assim, indivíduos preocupados apenas com seus próprios direitos, sem compartilhar uma história que possa uni-los.

No caminho rumo à mítica colina de Watership Down, os coelhos enfrentam rivais e armadilhas. Mesmo depois de chegarem e, teoricamente, encontrarem um lugar seguro para viver, eles precisarão lutar para salvar a colônia vizinha e repopular a própria comunidade. Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura, sendo uma das fábulas mais sombrias da literatura juvenil.

Richard Adams, que faleceu no ano passado, desenvolveu o enredo em uma viagem de carro com suas filhas. As garotas gostaram tanto da história que o convenceram a transformá-la em um livro. Após ser rejeitado por sete editoras, o original foi sucesso de crítica e de público. O autor ganhou a medalha de Carnegie e o Prêmio Guardian para Ficção Infantil.