Arte

Bob Dylan vence o Nobel de Literatura

Com mais de 50 anos de carreira, norte-americano revolucionou a música popular mundial

13 Out 2016 10:16

A Academia Sueca concedeu o Nobel de Literatura deste ano ao cantor norte-americano Bob Dylan. Nascido Robert Allen Zimmerman em 1941, foi um dos maiores responsáveis da revolução contra-cultural que atingiu não apenas os Estados Unidos como boa parte do mundo nos anos 1960 e 1970.

Dylan é autor de algumas das maiores canções do século XX. Apenas nos anos 1960, escreveu “A Hard Rain’s a-Gonna Fall”, “Mr. Tambourine Man”, “Like a Rolling Stone” e “Visions of Johanna.” Seu legado vai muito além. Na década seguinte, em posse de uma poderosa guitarra, Dylan lança álbuns como Blood on the Tracks e Desire. Além de compositor, Dylan tem 30 livros publicados, entre eles coletâneas de suas letras, além de contos e outras histórias.

Havia 23 anos que um norte-americano não vencia um Nobel de Literatura. A última laureada foi a escritora Toni Morrison, autora das obras O Olho Mais Azul e Amada. Confira abaixo o áudio da apresentação completa que Dylan fez no festival Desert Trip no último dia 7 de de outubro, com as músicas “Highway 61 Revisited”, “Tangled Up in Blue”, “Early Roman Kings” e “Pay in Blood”.

Veja mais