Arte

BBC lança animação para Oculus Rift

Filme animado conta a história de refugiados no Mediterrâneo

14 Dez 2016 10:26

A BBC lançou nesta quarta-feira, 14, We Wait – a primeira experiência em realidade virtual da corporação para a plataforma Oculus. O filme retrata a viagem angustiante e muitas vezes perigosa empreendida por refugiados sírios, contando como eles atravessam o Mediterrâneo para chegar à Europa em busca de uma vida melhor.

Com base em entrevistas com migrantes e refugiados que fizeram a mesma viagem, a experiência dramatizada começa nas praias da Turquia, e de lá você viaja para a Grécia em um barco de tráfico humano.

De acordo com dados da Organização Internacional para as Migrações, a mesma viagem foi realizada por quase 130 mil pessoas nos primeiros três meses deste ano, com 418 mortos ou desaparecidos.

Zillah Watson, produtora executiva da BBC R&D, disse em comunicado à imprensa: “We Wait nos permitiu explorar como a realidade virtual pode aprofundar a compreensão das audiências sobre um tópico de uma maneira que não seriam capaz de experimentar – a perigosa jornada de um migrante para a Europa. O mecanismo também oferece uma maneira distinta de fornecer conteúdo de notícias, e pode ser uma ferramenta muito interessante para contar relatar os fatos no futuro.”

Enquanto We Wait é a primeira experiência da BBC para a plataforma Oculus, não é a primeira vez que a emissora se envolve com VR. A corporação produziu experiências para coincidir com as Olimpíadas do Rio, e o lançamento do Planeta Terra II, entre outros.

Você pode baixar We Wait na loja Oculus a partir de hoje, clicando aqui.

Veja mais