Arte

A Bolha leva catálogo para as praias cariocas

Livros estão sendo vendidos em carrinhos de ambulantes na Zona Sul

por Ricardo Moreno 6 Fev 2017 13:32

Por Rafael Bittencourt, especial para o The Summer Hunter

Os ambulantes das praias cariocas são tão conhecidos pelos frequentadores que já são chamados pelos nomes e apelidos. Pudera, suas estratégias de divulgação andam cada vez mais elaboradas e criativas, dignas de jingles e campanhas criados por agências de publicidade – um funk de um vendedor de mate até fez parte da abertura dos Jogos Paralímpicos no ano passado –, o que mostra que essas areias tem potencial para desbancar qualquer grande marca por aí.

A novidade é que durante este verão, quem estiver lagarteando sob o sol da zona sul do Rio, também ganhará mais uma opção de compras para matar a fome e a sede – aqui, no caso, de cultura.

A Bolha, uma das editoras independentes mais fodas do Brasil, que tem sua sede dentro da Comuna, resolveu levar seu catálogo literário também para a praia!

A dinâmica é a mesma do mate e do biscoito Globo (com um charme literário digno de romances independentes): o vendedor terá uma seleção diária dos títulos publicados pela Bolha e, enquanto flana ao som das ondas do mar com seus pés descalços e seu chapéu de palha, poderá abordar novos leitores famintos por boas histórias como as dos livros Heroínas, de Claude Cahun, Visão Infernal, do Federico Lamas, A Celebração, de Rui Tenreiro, O Tempo Sem Tempo, de Kammal, e dos queridíssimos Moomin, da finlandesa Tove Jansson, entre muitos outros. Confira o catálogo completo neste link.

E tem mais: a editora também vai oferecer o Prato do Dia, que consiste num título escolhido por eles e com desconto especial. O Prato do Dia sempre virá acompanhado de um copo APA Puta Que Pariu, feito ano passado para abertura da exposição do Allan Sieber na editora.

Os vendedores (no caso as sócias, Rachel Gontijo e Stephanie Sauer) estarão vestindo uma camiseta com uma ilustração de autoria do argentino Federico Lamas, essa mesma acima.

Mas caso alguém prefira fazer o pedido de um título específico, há a possibilidade de enviar um e-mail com 24 horas de antecedência para a equipe d’A Bolha com o nome do livro desejado, que o vendedor leva o produto até você!

Quer saber mais da editora? Leia a entrevista que fizemos com fundadora Rachel Gontijo aqui.

Para ficar por dentro sobre qual é a praia da vez, basta seguir A Bolha no Facebook.

Ricardo Moreno

Ricardo já publicou seus textos em jornais, sites e revistas como Wallpaper*, Wired Itália, El País, Freunde von Freunden, GQ, Playboy e Folha de S.Paulo. Foi diretor da Galileu e Band Outernet, editor de mídias digitais da MTV e Trip. É fundador do The Summer Hunter, e atualmente também trabalha como correspondente da revista Monocle.