Trip

Em Miami, na Basel

Guia Carbono Uomo + The Summer Hunter para curtir cidade durante o evento de arte mais cool do continente.

7 Dez 2018 18:06

Por Paula Sacchetta, @thesummerhunter

Já faz algum tempo que Miami deixou de ser aquele lugar só para ir à praia ou fazer compras e se tornou um dos destinos mais descolados do mundo, inclusive na cena da arte contemporânea. A cidade recebe desde 2002 a Art Basel Miami, que acontece agora entre os dias 6 e 9 de dezembro e que tem outras edições ao longo do ano em Hong Kong e na Basileia – local de origem. A maior feira americana de arte conta este ano com 268 galerias de 34 países e obras de mais de 4 mil artistas. Para além das pinturas, esculturas, instalações e vídeos espalhados no Miami Beach Convention Center e nas galerias que fazem parte da feira, separamos dicas de lugares onde você não pode deixar de passar, seja para visitar, comer ou tomar uma cerveja.
Para se hospedar, a dica é o W South Beach. Já que o assunto é arte, além de luxuoso e muito confortável, com quartos que variam entre 50 e 268 metros quadrados, o hotel tem obras de Basquiat e Andy Warhol espalhadas pelo lobby. Para decidir o que visitar da Miami Art Basel é só conversar com o Insider, um funcionário dedicado exclusivamente a ajudar o hóspede a descobrir as novidades mais quentes da cidade e criar roteiros com a sua cara, que pode ser mais útil do que nunca para ajudar a não se perder num evento com possibilidades quase infinitas.

 

A piscina do W South Beach

 

Para espairecer, a dica é sair de uma galeria fechada e ir para uma a céu aberto: Wynwood, um bairro antes decadente e abandonado que foi transformado nos últimos anos. As paredes dos antigos galpões industriais, hoje restaurantes, cafés, sorveterias e lojas, foram tomadas pelo grafite. No bairro mais cool e colorido de Miami existem algumas cervejarias artesanais. Concrete Beach Brewery, um espaço em concreto armado agradável e bem fresco, e com um pé direito imenso!, tem uma carta de cervejas impressionante. A Rosé Ale, inspirada no vinho rosé, como o próprio nome sugere, e com um toque de uvas e blueberry, é deliciosa e super refrescante. Se você puder passear pelo bairro durante a semana, melhor. Aos fins de semana fica lotado, chega a ser difícil até andar nas calçadas.

 

O clima cool da Concrete Brewery

 

Se a ideia é fazer compras, a Base conta com uma fina seleção de marcas masculinas que vão desde a portuguesa La Paz à nova iorquina Saturdays. Para presentinhos, a Frangipani é tudo que seu slogan diz: “funky, fresh and fun”. Tem bolsas de praia de palha, livros de design e objetos de decoração como bolas para a árvore de natal com o rosto de David Bowie: muito mais a cara de uma cidade onde é verão o ano todo do que um velho barbudo vestido de veludo vermelho – e ursos polares!

 

 

Deu fome? Os cookies do Zak the Baker são deliciosas e ficam melhores ainda acompanhadas de um caféNão muito longe dali, o Mandolin vem mostrar que não é só de hamburger que o americano vive. O restaurante com comida de inspiração grega e turca transporta quem chega ali diretamente para uma cidadezinha banhada pelo Mar Egeu. Com peixes frescos, polvo, lulas e um ambiente charmoso com cadeiras e mesas azuis e brancas, a sensação é mesmo de estar no mediterrâneo. Se o tempo de espera para uma mesa for demais, dá pra deixar o nome e sair para uma volta no Miami Design District, logo ali ao lado. Se a fome apertar, a dica é passar no Fufi, a algumas quadras do Mandolin, e pegar as incríveis empanadas que podem vir nos sabores clássicos como carne e frango ou em alguns mais ousados e deliciosos como tâmara, bacon e brie ou cogumelos com queijo de cabra.

 

 

Se a vontade é experimentar alguma coisa americana mesmo, mas diferente, o Yardbird é o lugar. Comida do sul dos Estados Unidos com ingredientes frescos e orgânicos. Os frangos sempre crocantes típicos das receitas sulistas são preparados no restaurante em uma salgagem da carne que começa 27 horas antes do prato ser servido.

Yardbird

 

 

E para terminar e se sentir em Miami mesmo, até durante uma feira internacional como a Art Basel, existem dois passeios. Durante o dia, é interessante caminhar ou pedalar pela Collins Ave, em South Beach, para ver os prédios em estilo art déco com suas linhas retas e tons pastéis, clássicos da cidade. À noite, o Biscayne Boulevard merece uma visita. Os painéis em neon dos letreiros de hotéis se acendem e a sensação é de voltar no tempo. Na altura do número 7301 está oThe Vagabond Hotel e logo em frente, a menina do Coppertone com o cachorrinho puxando seu biquíni para baixo. Parece um filme.

 

 

Deu pra entender porque a visão de Miami como a meca do consumo ficou pra trás, né? Até pra quem quiser fugir da programação da maior feira americana de arte, a cidade tem muito a oferecer.

 

 

Veja mais